Sobre o Curso de Biologia Marinha

Curso de Biologia Marinha

O Curso de Biologia Marinha Octomares é realizado nos municípios de Caraguatatuba-SP e Ilhabela-SP e é distribuído ao longo de 4 dias, com 35 horas de carga horária, entre aulas práticas e teóricas – incluso um passeio de escuna com flutuação. Os participantes receberão de brinde uma garrafa squeeze de alumínio personalizada, além de um certificado de participação com carga horária de 35 horas de atividades.

A hospedagem e alimentação completa (café, almoço e jantar) à vontade, estão inclusas no pacote do curso de Biologia Marinha Octomares. Para saber mais, acesse a página hospedagem e fique por dentro da infraestrutura e condições especiais do nosso hotel parceiro!

A programação teórico prática do curso de Biologia Marinha Octomares foi formulada para que seja obtido um melhor aprendizado, havendo conexão entre o conteúdo exposto na teoria com o que é mostrado no ambiente natural e vice e versa, a fim de se facilitar a fixação do conhecimento adquirido. Dentre nossos objetivos podemos destacar a desfragmentação do conhecimento, a fim de gerar uma maior ligação entre os diferentes domínios aprendidos ao longo do curso; estimular uma linha de pensamento na qual o conhecimento é o precursor das ações e, acima de tudo, desenvolver o espírito de conservação ambiental.

Se você quer saber mais sobre preços, datas de realização e condições de pagamento do nosso curso de Biologia Marinha, acesse nossa página de agendamento e reserve já seu curso!

O conteúdo das aulas abordadas durante o curso de Biologia Marinha são:

Praia Arenosa (Aula Prática)

Nesta atividade são abordados aspectos morfodinâmicos, biológicos e ecológicos de praias de mar aberto e mar fechado; características morfológicas das praias, bem como adaptações dos organismos que nelas habitam são o foco dessa aula. Além disso, também são abordados os processos ambientais capazes de modificar a estrutura desses ambientes e a vida dos organismos associados a essas praias.

Estuários e Manguezais (Aula Prática)

Entre os ecossistemas mais agredidos por intervenção antrópica estão os estuários e manguezais, que ganham espaço em nosso curso sobre um viés de conservação. Aqui, abordamos a ecologia desses ambientes e dos organismos associados a eles, bem como sua importância para a manutenção dos oceanos e ainda, sua importância em termos sociais.

Substratos Consolidados (Aula Prática)

Uma aula divertida e que maravilha a todos. Neste ponto, abordamos a vida dos organismos associados ao infralitoral rochoso, levando os alunos à um passeio de escuna com flutuação (snorkel) em ambientes com alta diversidade biológica. Entre os organismos visualizados nesta aula, temos exemplares de equinodermatas, crustáceos, peixes, algas e muitos outros. Hábitos de vida distintos são encontrados aqui.

Substrato Não Consolidado (Aula Prática)

Associados a esse tipo de ambiente, os principais organismos são os bentônicos, os quais apresentam grande diversidade de formas e hábitos de vida. Nesta aula, abordaremos aspectos ecológicos de distribuição desses organismos bem como a importância que os mesmos desempenham para a manutenção da estrutura de comunidades bentônicas.

Pesca de Arrasto (Aula Prática)

Esta aula conta com a colaboração de um pescador local, que conta aos alunos sobre o funcionamento da pesca (desde os apetrechos utilizados no barco, bem como os organismos coletados). Aqui, levantamos uma discussão com os alunos de cunho conservacionista e socioeconômico, destacando as problemáticas da pesca de arrasto, bem como sua importância para a população que vive dessa atividade.

Mata Atlântica (Aula Prática)

Não só de sal vive o mar! A mata atlântica é abordada no curso de Biologia Marinha Octomares mediante sua importância para a manutenção dos oceanos. Atrelado à mata, estão os riachos litorâneos, tão importantes quanto. Aqui, destacamos esses ecossistemas litorâneos e sua associação com o mar.

Costões Rochosos (Aula Prática)

Entre os aspectos abordados aqui, estão a diversidade e os esquemas de zonação (distribuição vertical dos organismos), conceitos oceanográficos e de dinâmica de marés. Ao longo do curso, será possível observar costões rochosos com estrutura e composição distintas.

O Ambiente Marinho (Aula Teórica)

Nesta aula abordamos, de modo geral, as principais características do ambiente marinho, assim como sua estratificação, topografia e diferentes habitats da coluna d’água. Também definimos os tipos e hábitos dos diferentes organismos que habitam tais zonas.

A Interface Terra-Mar (Aula Teórica)

Nesta aula abordamos a interface terra-mar brasileira, os ecossistemas costeiros, bem como sua fisiografia e geologia, o fluxo de água e matéria no Atlântico Sul e a produtividade nos ecossistemas costeiros. Além disso, contextualizamos o papel dos ambientes terrestres e continentais sobre a dinâmica dos ambientes costeiros e seus componentes biológicos.

Animais Perigosos e Suas Toxinas (Aula Teórica)

Considerando a extensa faixa litorânea que possuímos no Brasil, o contato entre o homem e os organismos marinhos torna-se cada vez mais comum. Desta forma, essa aula tem como objetivo expor os principais animais marinhos perigosos, seus mecanismos de defesa, suas toxinas e as formas de prevenir os acidentes, além de preparar os alunos para a atividade do dia seguinte, a flutuação sobre substrato consolidado.

Mar Profundo (Aula Teórica)

Este ambiente de difícil acesso, pouco conhecido, repleto de mistérios e que abriga animais extraordinários, sob escuridão total, ganha luz nessa aula que expõe as principais características do ambiente abissal e dos seus organismos, além das peculiaridades dessa região.

Recifes Biológicos (Aula Teórica)

Um dos mais espetaculares ecossistemas marinhos, os recifes biológicos são compostos não só por corais, mas também por diversos organismos que desempenham importantes funções biológicas. Esse ecossistema, embora pareça ser sólido, é sensível a distúrbios naturais e antrópicos.

Bioinvasão Marinha (Aula Teórica)

A introdução de espécies exóticas no ambiente marinho, por diferentes vetores e rotas de dispersão, torna-se um problema global. Nesta aula destacamos o histórico da bioinvasão marinha no Brasil, bem como medidas de controle, monitoramento e prevenção.

Poluição e Conservação Marinha (Aula Teórica)

Para concluir e reunir todo o conhecimento adquirido ao longo do curso de Biologia Marinha Octomares, esta aula traz uma discussão sobre os principais tipos de poluição marinha, sua influência sobre os organismos marinhos e o panorama atual. Além disso, abordamos questões sobre a biologia da conservação e sua aplicação na conservação da diversidade biológica marinha e costeira no Brasil.

* Atenção! O transporte dos participantes para o município de Caraguatatuba-SP não está incluso no pacote do curso.